WhatsApp

Blog

Veja nossas postagens

A Importância da Proteína no Processo de Emagrecimento e Saúde

A base da alimentação deve ser composta por alimentos que tenham uma alta relação de proteína e energia (mais proteína do que a soma de carboidrato e gordura), como carnes de todos os tipos, ovos e vegetais pobres em carboidratos. Esses vegetais são fontes de micronutrientes. As carnes processadas (como presunto, salame e linguiça) e os queijos possuem boa quantidade de proteína, porém contêm mais gordura, por isso, o consumo desses alimentos deve ser controlado, assim como o das oleaginosas.

Para diminuir a gordura corporal, é necessário consumir menos energia do que o corpo gasta. Nosso gasto energético diário é composto por três variáveis principais: o metabolismo basal (funcionamento dos órgãos vitais), que representa de 60% a 70%; a termogênese alimentar, de 5% a 15% (energia gasta na digestão e absorção dos alimentos); e a atividade física (não necessariamente relacionada a exercícios programados, as atividades cotidianas), que corresponde de 20% a 30%. Entre esses fatores, o metabolismo basal é o que mais contribui para o gasto energético diário. Embora o exercício físico tenha pouca influência direta na redução do percentual de gordura, ele deve ser praticado regularmente por questões de saúde. Assim, o foco principal para reduzir a gordura corporal deve ser a dieta.

Todo animal tem um alvo de proteína e energia necessário para sobreviver. Quando atingimos nosso alvo proteico, a tendência é sentir menos fome e mais saciedade. Em uma dieta mais rica em proteína, a quantidade de energia consumida geralmente diminui. Se a energia necessária não for obtida pela alimentação, o corpo buscará suprir essa necessidade utilizando a gordura armazenada.

 

Receba novidades